Volta Redonda - O Centro-Dia de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares Synval Santos, iniciativa pioneira da Prefeitura de Volta Redonda, vai avançar ainda mais no atendimento. O único serviço público voltado para idosos com Alzheimer e seus familiares da América Latina vai ganhar uma “Cozinha Afetiva” com o objetivo de estimular as boas lembranças através do hábito de cozinhar.
O espaço, que está sendo construído em terreno ao lado do Centro-Dia, junto com a nova sede da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD), no Jardim Paraíba, tem mais de 100 metros quadrados. A “Cozinha Afetiva” fica nos fundos da construção e vai compor a estrutura do Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer, coordenado pela Secretaria de Assistência Social (Smas).
A coordenadora do Synval Santos, Danielle Freire, lembrou que, mesmo completando 12 anos em 2026, o Centro de Alzheimer, pioneiro no Brasil no atendimento – em modalidade dia – aos idosos com a doença, novamente inova em sua metodologia. “Buscamos potencializar as capacidades do público-alvo e fornecer ampla gama de atividades que promovam a qualidade de vida e o pertencimento social desses idosos. Nosso objetivo é fornecer atividades continuadas que estimulem as capacidades deles, impedindo o rápido avanço da doença e reduzindo a sobrecarga e adoecimento das famílias”.
A inauguração da “Cozinha Afetiva”, prevista para o início do ano que vem, vai proporcionar diversas formas de impactar e manter as capacidades – motoras, de comunicação e sensoriais, entre outras –, tendo as relações afetivas como base.
“Na memória afetiva dos nossos idosos, as cozinhas antigas sempre foram espaços de afeto, de trocas e de relações familiares. Muitos dos nossos idosos relatam que grandes momentos e sérias decisões, ao longo de suas vidas, foram vividos e tomados nas cozinhas. Logo, iremos criar um espaço que conjugue elementos dos anos 70, 80 e 90, trazendo essa afetividade para a atividade diária”, explicou Danielle.
Nessa cozinha, a equipe do Centro-Dia vai confeccionar, junto com os idosos com Alzheimer, alimentos simples, mas que, durante a dinâmica, permitam trabalhar todas as capacidades motoras e emocionais.
A partir do segundo semestre de 2026, a “Cozinha Afetiva” vai receber também o projeto “Café com Memória”. A ideia é promover iniciativas para levar a sociedade a conviver com a pessoa idosa com Alzheimer, convidando pessoas e segmentos que lidam com idosos com demência em seu dia a dia para experienciarem a relação viva e saudável com os usuários do Centro-Dia Synval Santos. A atividade vai possibilitar informar sobre a doença e abrir espaço para que o comércio, transportes, rede bancária e outros setores se aproximem e conheçam a melhor forma de interagir e acolher essas pessoas na sociedade.
Com informações da PMVR

Comentários: