Volta Redonda - A prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), aderiu ao programa “Ambiente Resiliente”, do Governo Estadual. O evento de lançamento do programa e da Avaliação de Riscos de Desastres e Vulnerabilidade de 30 municípios fluminenses aconteceu nesta quinta-feira (6), no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro.
O programa tem como objetivo estimular a capacidade dos municípios para enfrentar as mudanças climáticas e incentivá-los a desenvolver e implementar estratégias que aumentem a resiliência frente ao aumento de desastres. Com base na Resolução SEAS (Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade) nº 195, de 23 de julho de 2024, o programa busca fortalecer as administrações municipais, incentivando projetos e políticas que contribuam para reduzir riscos de desastres, enfrentar os efeitos das mudanças climáticas e implantar Soluções Baseadas na Natureza (SbN).
O “Ambiente Resiliente” se baseia em três principais eixos de atuação: a cultura da resiliência, que é a promoção de capacitações e demais ações em prol da educação, incluindo o fomento à pesquisa científica e inovação; o fortalecimento da resiliência, que envolve o desenvolvimento de estudos, diagnósticos, projetos, planos e ações de acordo com as capacidades e necessidades de cada município; e a construção da resiliência, que consiste na construção e divulgação de um catálogo de possibilidades de acesso a mecanismos de financiamento com o objetivo de reduzir o risco de desastres.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebeu o certificado de adesão ao projeto, que visa fortalecer a resiliência dos municípios fluminenses frente às mudanças climáticas tendo ações práticas para reduzir os danos como reflorestamento urbano e recuperação de nascentes; implantação de hortas comunitárias e projetos de compostagem; infraestrutura verde e drenagem sustentável; educação ambiental e mobilização comunitária; além de monitoramento climático com apoio de universidades ou órgãos técnicos.
“Essa adesão marca o início de um importante compromisso da nossa gestão com a preparação da cidade para os impactos das mudanças climáticas. O programa ‘Ambiente Resiliente’ oferece ferramentas e suporte técnico para que os municípios panejem ações de adaptação e reduzam os riscos de desastres naturais. Nossa meta é tornar a cidade mais preparada, sustentável e segura para todos os moradores”, afirmou o subsecretário de Meio Ambiente, Anderson Azevedo, que representou o secretário da SMMA, Jorginho Fuede, no evento.
Com informações da PMVR

Comentários: