Feito para quem gosta de formar opinião!

Sexta-feira, 07 de Novembro de 2025
leo
leo

Cidade

Denúncia - Menos de 24 horas após crime ocorrido em Piraí, suposta advogada tenta captar clientes de Dr. João Carlos Barros

A reportagem da Folha do Café teve acesso com exclusividade a mensagens, áudios e prints de conversas de WhatsApp atribuídos supostamente a uma advogada de Volta Redonda

Folha do Café
Por Folha do Café
Denúncia - Menos de 24 horas após crime ocorrido em Piraí, suposta advogada tenta captar clientes de Dr. João Carlos Barros
Dr. João Carlos Barros - Reprodução Instagram
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Piraí — A cidade viveu, no último dia 28 de outubro, um dos momentos mais tristes de sua história. O assassinato do advogado João Carlos Barros Filho e a morte do homem que o atacou chocaram a população. O episódio também deixou hospitalizada a secretária do advogado, vítima de ferimentos graves durante o crime.

A tragédia abalou o município e levantou uma série de questionamentos entre os moradores: o que teria motivado tamanha violência? Quando o caso já parecia não poder trazer mais surpresas, uma nova denúncia surgiu menos de 24 horas após o ocorrido, envolvendo possíveis condutas antiéticas por parte de uma profissional da área jurídica.

Denúncia de abordagem a clientes

A reportagem da Folha do Café teve acesso, com exclusividade, a mensagens, áudios e prints de conversas de WhatsApp atribuídos supostamente a uma advogada de Volta Redonda. Segundo o material, a profissional teria procurado e oferecido seus serviços a alguns clientes do escritório de João Carlos Barros logo após o falecimento do advogado (menos de 24 horas após o ocorrido), uma atitude considerada antiética e ilegal pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Publicidade

Em uma das mensagens, a suposta advogada afirma: “Agora tem que atualizar a procuração para dar prosseguimento, infelizmente tem que ser assim.” No mesmo diálogo, ela demonstra conhecimento sobre o processo da cliente abordada revelando já ter tido acesso aos autos: “Eu vi que o processo da senhora tem um RPV para receber no próximo dia 15 de novembro, que está muito próximo. E se não atualizar a procuração, não tem como a senhora dar entrada. Estou à disposição, qualquer coisa é só me falar.” A atitude gerou indignação entre colegas e clientes. 

Escritório manterá atividades

Apesar da perda, o escritório JBADV, fundado por João Carlos Barros, continuará em funcionamento, conforme comunicado publicado nas redes sociais: “Informamos que o Escritório JBADV mantém regularmente suas atividades. Estamos com prazos suspensos em virtude do óbito do nosso honrado fundador Dr. João Barros. Esclarecemos que não há nenhum outro(a) advogado(a) autorizado(a) a assumir os processos sob responsabilidade deste escritório. Reforçamos que os únicos canais oficiais de contato são: (24) 99296-8515 – Telefone do Dr. João e (24) 99294-4208 – Telefone do Escritório.”

Presidente da OAB Piraí Pinheiral reforça que atitude é ilegal 

O presidente da OAB Piraí/Pinheiral, Luiz Augusto Guimarães da Costa, reforçou que a atitude atribuída à suposta advogada é vedada por lei e pode configurar infração ética grave. “Perdemos o colega Dr. João Barros de forma trágica, enquanto exercia sua profissão. É uma perda que toca não apenas a advocacia, mas toda a comunidade que ele atendia. Desde então, a OAB Piraí/Pinheiral, em conjunto com a OAB Volta Redonda e a Corregedoria-Geral da OAB/RJ, vem acompanhando a transição dos casos que estavam sob sua responsabilidade, garantindo segurança jurídica e respeito à vontade dos clientes”, explicou.

O presidente ressaltou ainda que a captação ativa de clientela é expressamente proibida pelo Estatuto da Advocacia e pelo Código de Ética e Disciplina. “O nosso foco é proteger as pessoas e a ética profissional, especialmente em um momento de luto e fragilidade. É essencial que a postura profissional seja pautada pelo respeito, responsabilidade e dignidade, mantendo a advocacia à altura do compromisso que a sociedade espera de nós”, concluiu Luiz Augusto Guimarães.

 

Direto da Redação 

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )