Feito para quem gosta de formar opinião!

Terça-feira, 25 de Novembro de 2025
leo
leo

Política

Rio poderá criar sistema de alerta por celular para localizar idosos desaparecidos com demência

Projeto de lei do deputado Rosenverg Reis está tramitando na Alerj

Folha do Café
Por Folha do Café
Rio poderá criar sistema de alerta por celular para localizar idosos desaparecidos com demência
Thiago Lontra/ Alerj
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Rio de Janeiro - Para acelerar a localização de pessoas idosas desaparecidas com Alzheimer ou outras demências, está sendo analisado na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) a criação de um sistema estadual de alerta. Mensagens eletrônicas seriam enviadas a aparelhos celulares localizados nas proximidades do local do desaparecimento.

 

O Projeto de Lei 6736/2025, de autoria do deputado Rosenverg Reis (MDB), institui o Sistema Estadual de Alerta Prata, destinado à emissão de alertas emergenciais, e acionado pelos órgãos de segurança pública, após o registro formal da ocorrência de desaparecimento junto à autoridade policial. 

Publicidade

 

De acordo com a proposta, além do envio de mensagens eletrônicas a aparelhos celulares localizados nas proximidades do local do desaparecimento, o alerta poderá, ainda, ser divulgado em meios de comunicação, painéis eletrônicos, portais oficiais e redes sociais institucionais.

 

A divulgação será feita com consentimento prévio da família ou responsável legal do idoso desaparecido. As informações divulgadas deverão conter, preferencialmente, fotografia recente, descrição física, vestimenta, data, hora e local do desaparecimento, além de canais de contato para o envio de informações.

 

“O alerta através de celulares, principalmente, é uma forma de mobilizar a sociedade para colaborar na localização e proteção dessas pessoas idosas. É uma maneira de auxiliar na localização para abreviar o sofrimento de famílias”, afirma o deputado Rosenverg Reis. 

 

O Sistema Estadual de Alerta Prata será implementado de forma integrada com órgãos de segurança pública, defesa civil e assistência social, podendo contar com a cooperação de operadoras de telefonia móvel e outros entes públicos e privados.

 

O Ministério da Saúde, através do Relatório Nacional sobre a Demência, estima que cerca de 8,5% da população idosa convive com a doença. Até 2050, a projeção é que 5,7 milhões de pessoas sejam diagnosticadas no país.

 

De acordo com o Censo de 2022, a população idosa no país alcançou 31,2 milhões de pessoas, representando 14,7%. Este número apresenta um aumento de 39,8% em relação ao período de 2012 a 2021. 

 

“Recentemente acompanhamos o desespero da família de um professor da UFRJ até hoje não localizado, é uma dor muito grande. O projeto de lei surgiu quando vi esse caso”, complementa o deputado Rosenverg Reis, referindo-se ao professor aposentado da UFRJ Antonio Petraglia, de 70 anos, diagnosticado com Alzheimer. Ele desapareceu no dia 12 de outubro, após sair para caminhar na Urca. As buscas envolvem a família, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil. 

 

Com informações da Ascom Alerj 

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )