São João Marcos - Neste sábado, 9 de agosto, o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, espaço educativo e cultural da Light em Rio Claro (RJ), realiza o evento ‘Pelas Ruas de São João Marcos’, com entrada gratuita. A iniciativa propõe uma reflexão sensível sobre o papel das ruas como espaços de memória, cultura, convivência e de invisibilidade social.
A programação começa às 10h com um café de boas-vindas, seguido, às 11h, pela apresentação da Cia Risca, grupo circense de Volta Redonda. Com humor, acrobacias e poesia visual, o espetáculo é voltado para o público infantil e resgata a tradição de ruas como lugar de arte, brincadeira e criação.
Após o almoço, que inclui pratos tradicionais inspirados nas receitas dos antigos moradores de São João Marcos, o evento segue com a próxima atividade da programação. Às 14h, os visitantes terão roda de conversa 'A invisibilidade das ruas', com a psicóloga Isabella Resende e a assistente social Bruna Naira. O encontro discute os desafios enfrentados por pessoas em situação de rua e propõe caminhos para acolhimento, conscientização e inclusão social.
'Pelas Ruas de São João Marcos' celebra o poder simbólico das ruas como caminhos que nos conectam ao passado, à arte e às pessoas. Um convite para ocupar o Parque com escuta, imaginação e presença.
Programação
Local: Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos - Estrada RJ-149 (Rio Claro-Mangaratiba) Km 20 – Rio Claro/RJ.
Entrada: gratuita
- 10h – Café de boas-vindas
- 11h – Espetáculo circense com a Cia Risca
- 12h30 – Almoço
- 14h – Roda de conversa: A invisibilidade das ruas
Sobre o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos
Inaugurado em 2011, o Parque é um espaço educativo e cultural da Light em Rio Claro (RJ) mantido com o patrocínio da empresa, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e conta com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O Instituto Cultural Cidade Viva é o parceiro na gestão-executiva do projeto.
Com informações Do Instituto Cidade Viva

Comentários: