A Folha do Café foi recebida pelo Vereador Russo (MDB) em seu gabinete na Câmara Municipal de Piraí para uma entrevista reveladora e exclusiva. Na oportunidade o Vereador falou sobre o seu trabalho e sobre a sua visão do atual momento da política em Piraí.
FC - Hoje o Sr. é um dos quatro vereadores que estão na Câmara pelo quarto mandato consecutivo. Nesse período o Sr. teve a oportunidade de conviver com quatro prefeitos diferentes (Dr. Luiz Antonio, Tutuca, Dr. Ricardo Passos e Pezão) como o Sr. está vendo o momento atual da política Piraiense?
Russo – Cada Prefeito tem uma maneira de atuar e temos que respeitar isso. Eu acredito muito no Pezão porque eu via transformação que ele fez em Piraí no passado. E agora estou vendo as coisas acontecendo com mais rapidez. Observe a quantidade de coisas erradas que ele pegou e que já deu solução. Eu estou torcendo muito para as coisas darem certo e trabalhando para que tudo possa correr bem. Eu sempre torço para que as coisas deem certo!
FC - O prefeito Pezão assumiu o mandato e tinha a maioria dos vereadores eleitos pela oposição, hoje a Câmara está praticamente 100% apoiando o governo. Como o Sr. viu essa movimentação da oposição?
Russo – Eu sempre prezei aqui na Câmara pela união das forças políticas. Somos dois grupos diferentes, mas que devem trabalhar unidos em prol da cidade. Por enquanto, eu estou achando muito bacana essa movimentação da oposição, todos estão do mesmo lado. E espero sinceramente que amanhã esse movimento não vire uma barganha política. Acredito que estamos lidando com vereadores do bem e que isso não vai acontecer.
FC- O vereador Renan Cruz já foi confirmado como novo secretário de turismo, como o sr. viu essa nomeação já que ele foi eleito pela oposição, e como o Sr. enxerga a volta do ex vereador Camacho ao Poder Legislativo Piraiense?
Russo – Eu torço para que tudo dê certo. Ainda vamos ter que esperar o tempo passar para formar uma opinião sobre essa movimentação. Eu ainda não tenho uma opinião formada sobre isso. É necessário sim, fazer alianças com a oposição, desde que isso se transforme em resultado positivo para o governo e para população. Então vamos aguardar.
FC- Como o Sr. analisa a atual situação da calamidade financeira da saúde?
Russo – Eu acredito que vamos normalizar essa situação antes do prazo estabelecido, inclusive é importante dizer que foi necessária essa atitude, a Câmara trabalhou muito para dar total apoio ao Executivo para que a população não fosse prejudicada. E isso não foi uma novidade, eu já vinha batendo nessa questão do hospital ao longo do meu mandato anterior porque eu recebi muitas denúncias de que existia um déficit. Mas com essa intervenção o rombo do Flávio Leal já foi coberto e daqui para frente é preciso organizar e isso não se faz do dia para noite, demora um pouco. Mas temos gente muito competente cuidando disso como: a Joyce, a Conceição e o próprio Pezão. Temos uma equipe sensacional que vai trazer a nossa saúde de volta ao primeiro lugar.
FC- Uma das questões que o Sr. sempre defendeu na Câmara foi a questão da retirada das ruas, dos veículos que estão inutilizáveis, como anda essa questão?
Russo – Nós vereadores somos a ponta da corda. E quando converso com a população esse assunto sempre é abordado. Eu sempre fiz essa indicação aqui na Câmara até por uma questão de saúde pública. Esses veículos apresentam riscos de se transformarem em locais de criadouros de mosquitos da dengue, por exemplo. É preciso estabelecer esse diálogo com os donos dos veículos e apresentar alternativas para que eles possam resolver essa questão. Existem carros que estão parados na rua há mais de 10 anos, como pode isso? Acredito que agora, com a Secretaria de Ordem Pública e Mobilidade Urbana essa questão será sanada. Temos uma equipe competente lá e tenho a certeza de que essa questão será resolvida.
FC- Falando sobre a política local em relação as eleições de 2026, o Sr. acredita que o grupo político do atual Prefeito Pezão vai lançar algum nome para disputar o pleito?
Russo – Eu acho necessário. Temos que estudar um nome, mas eu vou arriscar dizer um nome aqui que eu gostaria de ver na disputa para deputado que é o do Vereador Betão. Ele é trabalhador, é um ótimo vereador, demonstrou nas urnas o poder que tem, tem muito conhecimento no Rio de Janeiro e em Brasília. Eu acho até que ele deveria ser pré candidato a deputado federal e se ele vier, independente do cargo estadual ou federal poderá contar com o meu apoio.
FC- Caso o Vereador Betão venha como pré candidato a Deputado Federal, na sua visão, existem chances de o grupo político apoiar uma pré candidatura do Secretário Estadual de Turismo Gustavo Tutuca a Deputado Estadual?
Russo – Hoje eu acredito que o grupo não vai apoiar o Gustavo Tutuca. Mas como a política muda toda hora a gente não pode falar desta água não beberei. Mas eu penso que está na hora de ter ideias novas, novos candidatos e pessoas competentes para trazer coisas boas para Piraí. Os meus candidatos para o ano que vem serão pessoas comprometidas com Piraí, quem for bom para Piraí terá o meu apoio.
FC- O Sr. atualmente é o Vice Presidente da Câmara e vem atuando com muita habilidade junto aos seus pares. O que o Sr. visualiza para o seu futuro na Câmara? Poderemos ver o Vereador Russo em outro cargo, como Presidente da Casa daqui dois anos?
Russo – Na verdade temos que aguardar o cenário, como eu disse antes a política muda muito. Claro que eu já tive momentos em que pensei em ser Presidente e se tiver uma oportunidade e for uma situação de consenso do grupo poderei ser. Mas temos muitos vereadores competentes que também tem esse objetivo e essa questão só será possível se eu tiver condições e apoio para fazer um bom mandato. Sem isso não tem como ser Presidente da Câmara. Vamos aguardar ainda é muito cedo para tocar nesse assunto e agora estou focado na atual gestão e em desempenhar bem o meu trabalho como Vice Presidente.
FC- O que a população pode esperar do trabalho dos vereadores na Câmara de Piraí?
Russo – Podem esperar um bom resultado. Todos estão trabalhando e interessados em fazer um município melhor. Eu vejo isso em todos os vereadores.

Comentários: