A visão de futuro é uma das ferramentas mais importantes na negociação. Lembrar as pessoas que é preciso sair da esfera conflito e ver que teremos um próspero recomeço entre os protagonistas desse enredo.
Mediar conflitos não é gestão de problemas, pelo contrário, a forma negativa ruminante sobre os acontecimentos passados emperram o processo. Na verdade é sobre liderar pessoas que estão cegas diante do nevoeiro das emoções.
Quantas vezes vemos nos filmes, séries e novelas o mesmo enredo, maus entendidos, desencontros, famílias desfeitas e perdas financeiras por conta de inveja, intrigas e muitos segredos envolvendo os personagens da trama. Isso é essencialmente ser humano.
Atire a primeira pedra quem nunca precisou de ajuda de outros para se reerguer. Pode ser que seu anjo venha em forma de amigo. Afinal precisamos buscar a humildade, maior exemplo disso é a cruz de Cristo, mesmo nu e sofrendo não esqueceu de seus amigos.
Ao contrário do que dizem religiosos e pessoas extremistas, somos defeituosos e necessitamos de misericórdia, temos em nós dois lobos, aquele que quer justiça a qualquer preço, outro que aguarda a melhor hora para agir.
Nem tanto céu, nem tanto a terra, evoluir no caminho é preciso, se estivermos desejando e buscando nos aperfeiçoar para que o acordo aconteça, aí ele vai acontecer.
O sonho de uma vida feliz e livre de problemas jurídicos, financeiros e emocionais estão distantes do brasileiro ultimamente. São tantas vozes de divisão que se precisarmos sentar para conversar sobre futuro parece que isso seria uma coisa impossível.
Eu sempre creio em causas impossíveis, já vi muita gente negativa e egóica se render à um esclarecimento. Quando revelamos a vontade de construir um futuro de paz todos concordam que é esse ponto central da discussão, a não ser que os envolvidos queiram perpetuar o relacionamento através da discussão.
Portanto ao negociar escute com atenção aquilo é revelado, esclareça seu ponto de vista. Promova encontros com pessoas que andam afastadas, traduza de maneira que todos entendam suas razões, mas acima de tudo busque a felicidade. Só a paz constrói algo bom a duradouro pra nós e nossos descendentes.
A visão de futuro após o conflito acontece de maneira natural se estivermos dispostos a nadar contra a corrente de guerra dos últimos anos. Aumentar o nível de consciência só acontece quando a outra pessoa não é seu inimigo, pare, escute e comunique, no final sua vida terá grande chance de ser pacífica mesmo com todo entorno de guerra.
Conheça, participe, compartilhe a cultura de paz através da mediação.
Acesse nosso conteúdo no youtube @vaniamediadora
http://www.youtube.com/@vaniamediadora
lives toda 3ª as 20hs.

Comentários: