A Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) registrou 8.385 novas empresas, o maior número de todos os tempos nos 216 anos da Junta Comercial Fluminense. O recorde supera em 3% a marca anterior, computada em dezembro de 2021, que foi de 8.136 novos negócios. Além disso, representa um expressivo crescimento de 44% em relação ao mês de fevereiro de 2024, quando foram criadas 5.820 empresas em território fluminense.
Segundo o Governador Cláudio Castro, esse recorde traz muitas oportunidades para os fluminenses, pois garante um ambiente mais competitivo e uma economia cada vez mais aquecida. “Superar todos os meses anteriores, nos 216 anos da Junta Comercial, é uma conquista que mostra a confiança do empresariado fluminense e o resultado das políticas públicas que adotamos, focadas no incentivo ao empreendedorismo e no estímulo ao setor produtivo, para quem quer investir, gerar empregos e contribuir para o desenvolvimento econômico do nosso estado”, destacou o Governador.
O Estado do Rio de Janeiro já soma, nos dois primeiros meses de 2025, 15.549 novos empreendimentos abertos. O número de novas empresas em fevereiro superou em 17% a marca de janeiro, que fechou com 7.164 novas empresas. Desde 2021, o total de um mês não ultrapassava a casa de 7.300.
Para o presidente da Jucerja, Sergio Romay, o resultado reflete o progresso empresarial fluminense e o compromisso do governo do estado e da autarquia, simplificando e modernizando os processos e serviços. “Nosso objetivo é assegurar que empresários e empreendedores encontrem na Jucerja um sistema ágil, eficiente e descomplicado para abrir seus negócios. O recorde de fevereiro comprova que as medidas adotadas para simplificar os processos estão dando resultados concretos, tornando o ambiente de negócios no Rio de Janeiro mais acessível e atrativo. Facilitar a vida de quem quer empreender não apenas incentiva novos investimentos, mas também fortalece a economia fluminense”, acrescenta Romay.
Das 8.385 empresas abertas em fevereiro, a maioria, 7.871, são empresas totalmente novas. Além delas, 412 aberturas são de filiais e 102 são de empresas que mudaram de endereço.
Os principais segmentos dos empreendimentos registrados são:
- Consultórios de psicologia e psicanálise (539);
- Serviços de escritório e apoio administrativo (534);
- Consultórios médicos (451).
Comentários: