Feito para quem gosta de formar opinião!

Quinta-feira, 20 de Novembro de 2025
leo
leo

Região

Prefeitura de Volta Redonda implanta uso de inteligência artificial no apoio de diagnósticos da saúde

Iniciativa pioneira no estado vai começar pelos exames de Raio-X em três unidades da rede municipal

Folha do Café
Por Folha do Café
Prefeitura de Volta Redonda implanta uso de inteligência artificial no apoio de diagnósticos da saúde
Foto de Adriana Cópio – Secom/PMVR.
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Volta Redonda - O município de Volta Redonda conta com ferramenta inovadora que utiliza inteligência artificial (IA) no apoio de diagnósticos de saúde. O início da implantação do serviço foi celebrado durante reunião nesta segunda-feira (15) no gabinete do prefeito Antonio Francisco Neto, com a presença dos secretários municipais de Saúde, Márcia Cury, e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré, além de representantes da Startup HarpiaAI, que desenvolve soluções de IA para auxiliar médicos a tomarem decisões de maneira mais assertiva.

A nova ferramenta vai atender, nesse primeiro momento, a três unidades da rede municipal de saúde – os hospitais São João Batista (HSJB) e Dr. Nelson dos Santos Gonçalves (HNSG) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Agostinho, especificamente para os exames de Raio-X. E a equipe da startup já trabalha na atualização de sistemas do Centro de Imagens Gecy Vieira Gonçalves para ampliar a atuação para as mamografias.

A secretária de Saúde, Márcia Cury, reforçou que o uso da IA trará mais segurança e mais qualidade nos laudos, uma segunda opinião, já que os exames continuarão sendo avaliados e assinados pelos médicos da rede pública de saúde.

Publicidade

“A IA vai auxiliar na identificação de possíveis lesões difíceis de serem vistas pelo profissional, reduzindo o tempo de diagnóstico da doença, aumentando a chance de tratamento e cura, e promovendo uma economia de recursos financeiros, por exemplo, evitando o pedido de tomografias computadorizadas em alguns casos”, falou Márcia, agradecendo ao Sodré, que apresentou o trabalho da startup, e ao prefeito Neto, pelo apoio à inovação em prol da saúde da população.

O fundador e diretor-executivo da Startup HarpiaAI, Daniel Aparecido Vital, reafirmou que o objetivo é dar segurança, precisão e agilidade no diagnóstico de exames de imagem. “Depois que o paciente faz o exame, em cinco minutos a IA já tem o diagnóstico. A Inteligência Artificial não substitui o médico, mas dá apoio na hora das conclusões do profissional, aumentando a chance de recuperação do paciente.”

O secretário Sérgio Sodré afirmou que a ferramenta é o que há de mais moderno para fazer laudos em exames de imagem e destacou o pioneirismo de Volta Redonda com a contratação do serviço. “Volta Redonda sai mais uma vez na frente quando o assunto é inovação aplicada no serviço público. O município é o primeiro no estado do Rio de Janeiro a adotar a IA para diagnósticos na saúde. A cidade do Rio conta com o serviço em três unidades, mas contratado por Organização Sociais da Saúde (OSS)”, explicou Sodré.

O prefeito Neto ressaltou que a contratação do serviço é mais uma iniciativa para fazer da Saúde de Volta Redonda referência nacional. “Essa nova ferramenta vai nos ajudar a antecipar os laudos de doenças, agilizando o início do tratamento. O objetivo é sempre salvar vidas”, disse Neto, lembrando que a IA, quando for utilizada nas mamografias, vai ajudar ainda mais a Linha de Atenção Oncológica (LAO) do município, coordenada pela médica-oncologista Luciana Netto, que já atua com sucesso na diminuição do tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento do câncer.

Com informações da PMVR 

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )