Vaticano - A tão esperada fumaça branca subiu pela chaminé da Capela Sistina. No início da noite italiana do último dia 08 de maio foi anunciada ao mundo a eleição de Robert Francis Prevost como o novo Papa da Igreja Católica.
Robert Francis torna-se o 267º pontífice da história e o primeiro oriundo dos Estados Unidos, agora chamado de Papa Leão XIV. Aparentemente, não era o mais cotado para a função, mas sempre manteve bom relacionamento e prestígio tanto com conservadores quanto com reformistas. Isso, sem dúvidas, pode ter sido decisivo, já que recebeu os votos de mais de dois terços dos cardeais.
Em sua primeira aparição como Papa Leão XIV, na Basílica de São Pedro, saudou a multidão de forma direta e simples: “A paz esteja com você!
Prevost tem 69 anos, nasceu em Chicago (EUA), mas passou grande parte da sua vida como missionário no Peru. Tornou-se cardeal apenas em 2023. Ele possui dupla nacionalidade, pois, em 2015, tornou-se cidadão Peruano. Foi em Chiclayo, no noroeste do Peru, que atuou como bispo pela primeira vez, de 2015 a 2023.
O novo Papa é ligado à Ordem de Santo Agostinho. Antes de ser eleito, ocupava dois cargos no Vaticano: Prefeito do Dicastério para os Bispos e Presidente da Comissão para a América Latina.
Papa Leão XIV possui um perfil discreto e conservador. É defensor dos pobres e dos imigrantes, mas adota uma postura contrária a pautas sobre gênero.
Comentários: