Sul Fluminense - O atual secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro e deputado estadual licenciado, Gustavo Tutuca (PP), pode ser pré candidato a vice-governador nas eleições de 2026. A informação foi publicada neste fim de semana pelo jornal Doc.Press e repercutiu fortemente nos bastidores da política fluminense, especialmente durante a festa de aniversário do parlamentar, realizada no último dia 14 de junho. Segundo a publicação, Tutuca é cotado para compor a chapa que deverá ser encabeçada pelo atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (PL), que é o nome do grupo governista para disputar o Palácio Guanabara.

Publicidade
A possibilidade de Tutuca integrar a chapa como vice foi um dos assuntos mais comentados durante a comemoração, que reuniu lideranças políticas, prefeitos, vereadores e representantes do setor turístico de diversas regiões do estado. Fontes que estiveram no evento afirmam que o nome de Tutuca tem ganhado força internamente por representar uma ala moderada e técnica do governo estadual, com bom trânsito entre diferentes correntes políticas.
Secretário de Turismo desde o início da gestão Cláudio Castro, Gustavo Tutuca é conhecido por sua atuação voltada à valorização do interior fluminense e à ampliação das políticas públicas para o setor turístico — um dos que mais cresceu nos últimos anos no estado. Sua experiência legislativa e o perfil conciliador são vistos como atributos que podem agregar à eventual chapa encabeçada por Bacellar.
A expectativa é de que, caso a pré-candidatura se consolide, o nome de Tutuca fortaleça o arco de alianças da base aliada e represente um sinal de continuidade administrativa com renovação política.
FONTE/CRÉDITOS: Direto da Redação
Comentários: