Piraí - A Prefeitura de Piraí emitiu nota oficial informando mais detalhes sobre a publicação do decreto que instaurou o estado de calamidade pública financeira na área da saúde em Piraí. Leia a nota na íntegra:
O decreto de calamidade emitido pela administração municipal foi necessário para enfrentar a grave situação financeira e estrutural deixada pela gestão anterior. O total acumulado dos débitos ultrapassa R$ 4 milhões, distribuídos da seguinte forma:
Publicidade
•Fornecedores de insumos hospitalares, medicamentos, alimentação e manutenção de equipamentos.
•Serviços médicos especializados e exames (ultrassonografias, tomografias, ressonâncias).
•Terapia renal substitutiva (hemodiálise).
•Impostos retidos de pessoas jurídicas.
Além da dívida financeira, o Hospital Flávio Leal foi encontrado em condições físicas precárias, com equipamentos essenciais em manutenção atrasada, problemas na estrutura física, além de déficit na reposição de insumos básicos para o atendimento. Essa situação demandou ações emergenciais para garantir a continuidade dos serviços à população.
Apesar do aumento significativo no quadro de funcionários hospitalares entre 2020 e 2024 (+51,3%), já foi prevista uma redução de 11% no número de profissionais para janeiro de 2025, mantendo a qualidade dos serviços implantados, como CTI, pronto atendimento infantil e tomografia. Essa reestruturação é parte de um plano para adequar os custos e equilibrar as contas públicas.
Quanto ao plano de resolução, a administração municipal está traçando estratégias que incluem a renegociação de dívidas e a otimização de recursos para minimizar impactos nos serviços essenciais. Todos os esforços estão sendo concentrados para garantir que a população continue recebendo atendimento de qualidade.
FONTE/CRÉDITOS: Ascom PMP
Comentários: