Piraí - A Câmara Municipal de Piraí aprovou no último dia seis de janeiro em sessão extraordinária um pacote de projetos de Leis apresentados pela Prefeitura que representam uma mudança na modernização administrativa e na valorização do servidor público do município. As medidas têm como objetivo garantir maior eficiência na gestão, atender às demandas da população e promover o desenvolvimento social e econômico de Piraí. No pacote constam vários itens dentre eles: A criação de três novas pastas (secretarias), restruturação de pastas existentes com ajuste de nomenclatura, recomposição do salário dos secretários e secretárias municipais e servidores. Além do projeto de Lei que prevê a cessão de um terreno no condomínio industrial em Arrozal para instalação de uma fábrica no município.
Criação de novas secretarias
Entre as iniciativas aprovadas, destacam-se a criação de três novas secretarias:
- Secretaria de Políticas da Mulher: Focada na promoção da igualdade de gênero, no combate à violência contra a mulher e no incentivo ao empreendedorismo feminino.
- Secretaria de Turismo: Voltada para o fortalecimento do setor turístico, com geração de empregos e valorização das riquezas locais.
- Secretaria de Comunicação: Para ampliar a transparência das ações governamentais e fortalecer o diálogo com a população.
Reestruturação de pastas existentes
A reestruturação administrativa também inclui renomeações e ajustes importantes:
- A Secretaria de Obras agora englobará Urbanismo e Habitação, promovendo um planejamento mais eficiente e integrado.
- A Secretaria de Transporte foi transformada em Secretaria de Ordem Pública e Mobilidade Urbana, priorizando a segurança e melhorias na mobilidade da cidade.
- A área da Educação recebeu atenção especial, com o fortalecimento do Fundo Municipal de Educação, em conformidade com determinações do Ministério Público Estadual.
Valorização dos servidores municipais
Uma das grandes questões deste pacote de projetos é a garantia de que nenhum servidor municipal receberá menos que o salário mínimo nacional. A medida corrige uma distorção histórica, já que, em gestões passadas, muitos servidores tinham remunerações abaixo do mínimo estabelecido, dependendo de complementações artificiais para alcançar o valor necessário.
Pezão reafirma o seu compromisso com a modernização e o desenvolvimento
Segundo o Prefeito Luiz Fernando Pezão a Prefeitura com essas mudanças alinham a administração às necessidades atuais da sociedade e consolidam um modelo de gestão moderna e transparente. “Com essas medidas, buscamos não apenas melhorar a eficiência dos serviços públicos, mas também garantir que a população de Piraí receba um atendimento de qualidade, alinhado ao desenvolvimento social e econômico do município”, destacou o prefeito Luiz Fernando Pezão.
Comentários: