Feito para quem gosta de formar opinião!

Domingo, 16 de Marco de 2025

Cidade

Crise na saúde - Pezão decreta estado de calamidade pública em Piraí

Câmara Municipal de Piraí aprovou o decreto em sessão extraordinária

Folha do Café
Por Folha do Café
Crise na saúde - Pezão decreta estado de calamidade pública em Piraí
Ascom PMP
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Imagens

Piraí - A Prefeitura de Piraí aprovou junto à Câmara de Vereadores no último dia 20 de janeiro o decreto de calamidade pública no âmbito financeiro da saúde municipal, que terá validade de 180 dias podendo ser prorrogado por mais 180 dias. A medida foi tomada em razão da grave crise encontrada na Secretaria Municipal de Saúde e na administração do Hospital Flávio Leal, referência no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o decreto, a situação é alarmante: Inadimplência com fornecedores, risco iminente de suspensão de serviços essenciais e a falta de recursos financeiros suficientes para manter os atendimentos básicos. “Encontramos um cenário de extrema dificuldade, e este decreto é fundamental para adotarmos ações rápidas que assegurem o funcionamento do sistema de saúde e a assistência à nossa população”, destacou o prefeito Luiz Fernando de Souza.

O Hospital Flávio Leal é integrado à rede municipal de saúde e tem a sua gestão em parceria com a Casa de Caridade de Piraí, vem enfrentando grandes dificuldades administrativas e financeiras que impactam diretamente no atendimento. A medida permitirá à administração municipal buscar apoio estadual e federal, reorganizar as finanças e priorizar os serviços essenciais à população mais vulnerável.

Medidas urgentes 

Com o decreto, a Prefeitura poderá acelerar a implementação de soluções emergenciais para garantir o pleno funcionamento dos serviços de saúde, além de ampliar esforços na articulação de recursos externos.  A expectativa é que, com apoio técnico e financeiro dos governos estadual e federal, o município consiga restabelecer a normalidade nos atendimentos e implementar melhorias que beneficiem a população de Piraí. A Prefeitura ainda não se pronunciou se o decreto terá impacto no quadro de funcionários do Hospital Flávio Leal. 

O que a Folha pensa

O decreto de calamidade é um instrumento importante e necessário para que o poder executivo municipal possa se movimentar e resolver as questões pendentes na área da saúde que é tão importante para os Piraienses. Porém, além do decreto é preciso que as autoridades competentes (Poder Legislativo e o Ministério Público) façam uma investigação séria e isenta sobre o porquê a saúde chegou a tal ponto, já que a nossa saúde até pouquíssimo tempo atrás era a número 1 do estado e um grande orgulho para nossa população. Que toda situação seja apurada e que os responsáveis sejam punidos na forma da Lei. Caso essa importante investigação não ocorra o decreto será apenas uma "cortina de fumaça" e não elucidará as respostas que a nossa população quer. A área da saúde assim como boa parte do Flávio Leal, são geridos com recursos públicos e por isso, devem ser fiscalizados. 

Publicidade

 

 

FONTE/CRÉDITOS: Ascom Piraí - Direto da Redação
Comentários:

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )