Mesclaremos neste espaço dois temas que despertam muita atenção e curiosidade: café e marketing. Aproveitaremos a potência individual de cada tema e de como eles se combinam e se harmonizam para produzir um conteúdo informativo e agradável. O Brasil produziu 54,2 milhões de sacas de café em 2024[1], consumindo aproximadamente 22 milhões delas; é o segundo maior mercado consumidor, perdendo para os EUA. Entretanto, os brasileiros bebem mais cafés do que os americanos, percaptamente. Digamos que, em média, cada brasileiro consome 5,01 kg de café torrado e moído por ano. Há trinta anos, em 1994, ele consumia 2,92 kg. Uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Café (ABIC) revelou, em 2023, que 29% dos consumidores da categoria de produto consomem até 6 xicaras de 50 ml por dia, enquanto 46% consomem entre 3 e 5 xícaras por dia.
Vários fatores explicam esse aumento no consumo da categoria de produto e as ações de marketing estão entre os principais. O país tem quase 2200 produtos certificados pela ABIC, fora os que não são certificados. O café de empresas não associadas à ABIC corresponde a aproximadamente 30% do mercado de café torrado e moído.
Publicidade
A categoria de produto tem várias subcategorias. Por exemplo, têm-se cafés Especiais, Gourmets, Superiores, Tradicionais, solúvel, Extrafortes, Sustentável e Cápsula. Provavelmente, em 1994, o mercado deveria ter cafés tradicional, extraforte e solúvel. O consumo de café acontece em diferentes canais de venda, como varejo, máquinas, cafeterias e clubes de assinatura de café. Como sabemos, o preço do café tem subido expressivamente. Segundo a ABIC, nos últimos quatro anos o preço da matéria prima cresceu 224% e 110% no varejo. O Brasil exporta entre 50 e 60% do café produzido. Apesar dessa relevância como ofertante, a imagem e reputação ainda precisam ser mais bem trabalhadas. É o que está por trás do movimento ‘Cafés do Brasil’, uma iniciativa do Setor cafeeiro nacional, que, em 2025, investirá R$ 4,5 milhões em ações de marketing para consolidar a presença da marca “Cafés do Brasil” nos mercados nacional e internacional.
Reconhecemos a influência dos aspectos culturais sobre o consumo de café, mas é preciso destacar que as transformações ocorridas entre 1994 e 2024 refletem sofisticação e intensificação nas ações de marketing do setor e a organização dele. O café é a única categoria de produto agrícola brasileira que possui um fundo próprio (Fundo de Defesa da Economia Cafeeira - Funcafé) com recursos originários do próprio setor produtivo[5]. O Conselho que gera o Funcafé é o responsável pelo projeto “Cafés do Brasil”.
Mercadologicamente falando, as transformações no consumo de café no Brasil ilustram o esforço da oferta para entregar diferentes pacotes de valor para o cliente aos compradores e/ou consumidores.. Valor para o cliente é um conceito-chave em marketing . Ele revela as diferentes percepções que os consumidores podem ter sobre os benefícios e custos durante o processo de aquisição de um produto ou serviço. Falaremos mais sobre ele nas próximas colunas. No momento, por favor, comente para nós quantas xícaras de café você toma por dia, qual sua marca preferida e onde você reside.
FONTE/CRÉDITOS: Marco Souza
Comentários: