Rio de Janeiro - Na última sexta-feira, 30 de maio, o advogado Carlos Alberto Lube Júnior foi homenageado com a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, a mais alta honraria concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A solenidade ocorreu no plenário da Casa Legislativa e reuniu autoridades dos mais diversos segmentos do poder público e da sociedade civil.
A homenagem foi de iniciativa do vereador Dr. Gilberto, vice-presidente da Comissão de Justiça e Redação e presidente da Comissão de Higiene, Saúde Pública e Bem-Estar Social da CMRJ. Carlos Alberto Lube Júnior possui uma trajetória jurídica notável. É mestre em Direito Penal Econômico pela Universidade Cândido Mendes, especialista em Direito Penal Econômico pela Fundação Getulio Vargas – FGV, e pós-graduado em Criminologia, Direito Penal e Direito Processual Penal também pela UCAM. Graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ.
Professor de Direito Penal e Processo Penal em diversos cursos de pós-graduação, Lube é membro da Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB/RJ (CDAP), além de diretor do Instituto de Proteção das Garantias Individuais (IPGI). Atuou como sócio em renomadas bancas de advocacia criminal e é reconhecido nacionalmente por sua atuação em casos de grande repercussão midiática, especialmente como advogado de autoridades e celebridades.
Sua trajetória também o levou à dramaturgia: foi a inspiração para o personagem Ben, advogado da novela Vai na Fé, exibida pela TV Globo em 2023. Atualmente, atua como consultor jurídico na área penal de produções da emissora.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito de Mangaratiba Luiz Cláudio, o deputado federal Marcelo Queiroz, o deputado estadual Marcos Müller, o ex-prefeito de São João de Meriti Dr. João, o promotor de Justiça Leonardo Araújo Marques (MPRJ) e o advogado eleitoral Lauro Rabha.
Comentários: