Feito para quem gosta de formar opinião!

Sabado, 17 de Janeiro de 2026
leo
leo

Região

RioSP ajusta cronograma de detonação para avanço das obras na Serra das Araras

Alteração passa a valer a partir do próximo sábado, dia 24 de janeiro; inclusão do novo foi alinhada com ANTT e Polícia Rodoviária Federal

Folha do Café
Por Folha do Café
RioSP ajusta cronograma de detonação para avanço das obras na Serra das Araras
Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Serra das Araras - A RioSP, uma empresa Motiva, informa que a partir da próxima semana, fará uma nova alteração no cronograma das detonações de rochas na Serra das Araras. Devido ao ritmo acelerado da obra, que está com avanço físico de 60%, a partir da próxima semana, o sábado passará a fazer parte do calendário diário de desmonte de rochas.

O primeiro sábado com interdição da pista de subida, no km 225, em Paracambi (RJ), será dia 24 de janeiro. Além da inclusão do sábado, outra mudança é no horário de fechamento da pista de subida neste dia, que será das 16h às 18h. As atividades que já acontecem de segunda a quinta, das 13h às 15h, continuam normalmente. A concessionária reforça a importância de respeitar a sinalização implantada no local e o limite de velocidade.

 

Publicidade

Destaca também que painéis de mensagens – fixo e móvel – informarão o tempo para liberação da pista. A detonação de rochas é uma das etapas de construção das novas pistas de subida e descida da Serra das Araras. A mudança tem como objetivo permitir que a obra continue avançando, o que possibilitará antecipar a entrega do projeto. A RioSP e a EGTC têm previsão de concluir as novas pistas de descida e descida da Serra da Araras em 2027 – dois anos antes do previsto no Programa de Exploração da Rodovia (PER).

 

Detonações diárias

Desde junho 2024, quando os desmontes de rochas começaram, até dezembro do ano passado, foram realizados aproximadamente 200 desmontes de rochas, que geraram mais de 350 mil metros cúbicos de material rochoso. Todo o material é reaproveitado na obra da Nova Serra das Araras. Ele é encaminhado para uma central de britagem, onde é beneficiado e transformado em outros materiais como brita, pó de pedra e macadame.

 

Com informações da CCR RioSP 

Comentários:
tpi
tpi

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )