Feito para quem gosta de formar opinião!

Domingo, 16 de Marco de 2025

Política

Projeto de lei na Alerj auxilia a localização de pessoas desaparecidas, fugitivas ou foragidas da Justiça

Proposta do deputado Carlinhos BNH foi aprovada em primeira discussã

Folha do Café
Por Folha do Café
Projeto de lei na Alerj auxilia a localização de pessoas desaparecidas, fugitivas ou foragidas da Justiça
Deputado Carlinhos BNH busca acelerar a localização de desaparecidos e foragidos
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Rio de Janeiro - A localização de pessoas desaparecidas, fugitivas e foragidas da Justiça poderá ser mais eficaz no Estado do Rio de Janeiro, de acordo com um projeto de lei aprovado em primeira discussão pela Assembleia Legislativa (Alerj), nesta terça-feira (11/03). A proposta obriga hospitais e instituições públicas e privadas a informar, às autoridades públicas, principalmente às policiais, sob pena de responsabilização criminal de seus dirigentes, o ingresso e/ou cadastro de pessoas, sem a devida identificação em suas dependências.
 
O projeto de lei 982/2023, de autoria do deputado Carlinhos BNH (PP), aprimora a lei 7860/2018, que instituiu a política estadual de busca de pessoas desaparecidas, no âmbito do estado do Rio de Janeiro. 
Publicidade
 
A proposta em tramitação na Alerj inclui todas as unidades básicas de saúde, os postos de pronto atendimento, as unidades pré-hospitalares, ambulatórios, os hospitais públicos e conveniados do SUS ou privados, albergues, entidades religiosas, comunidades alternativas e demais instituições.
 
Segundo dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro, foram 5.255 pessoas vítimas de desaparecimento no ano de 2022, números que seguem aumentando.
 
“Com o aprimoramento da Política Estadual de Busca de Pessoas Desaparecidas, nós iremos acelerar a localização, abreviando a dor de muitas famílias, além de identificar criminosos que sejam fugitivos ou procurados”, destaca o deputado estadual Carlinhos BNH, membro da Comissão de Segurança da Alerj.
 
O PL 982/2023 recebeu parecer favorável das comissões de Constituição e Justiça, Saúde, Segurança Pública e Orçamento. Agora, a proposta depende de uma segunda aprovação em plenário para ser enviada ao governador, responsável por sanção ou veto de lei.
FONTE/CRÉDITOS: Ascom Alerj
Comentários:

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )