Feito para quem gosta de formar opinião!

Sabado, 08 de Novembro de 2025
leo
leo

Região

Crimes em sequência reacendem apelo por segurança e reforçam urgência na instalação da 2ª Companhia da PM em Barra Mansa

Episódios expõem uma realidade alarmante e reacendem o debate sobre a urgente necessidade de reforço no policiamento

Folha do Café
Por Folha do Café
Crimes em sequência reacendem apelo por segurança e reforçam urgência na instalação da 2ª Companhia da PM em Barra Mansa
Empresário Léo Santo - Imagem Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Barra Mansa - Dois episódios de violência marcaram o início desta semana em Barra Mansa, expondo mais uma vez a fragilidade da segurança pública. Na Via Dutra, na segunda-feira (5), uma denúncia de suposto sequestro mobilizou equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Rio de Janeiro até o município, com o uso de helicóptero e viaturas especiais. Após interceptação, descobriu-se que cinco colombianos, que pretendiam assistir ao jogo entre América de Cali e Corinthians, usaram dólares falsos para pagar uma empresa de transporte do Rio para São Paulo. Eles foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Volta Redonda, e a situação dos estrangeiros ainda está sendo apurada.
 
 
Publicidade
Já na tarde desta terça-feira (6), um jovem foi executado a tiros por dois homens em uma motocicleta, nas proximidades da região da Cicuta. A ação brutal, em plena luz do dia, chocou os moradores e reforçou o clima de medo que há tempos paira sobre a cidade.
 
 
Esses episódios expõem uma realidade alarmante e reacendem o debate sobre a urgente necessidade de reforço no policiamento. A implantação da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar, prometida para o bairro Bom Pastor, é vista como essencial para ampliar a presença da PM nas ruas e melhorar a resposta às ocorrências. No entanto, o equipamento público depende de ações concretas do Governo do Estado e do Município, parcerias com entidades, entre outras iniciativas. Enquanto isso, a população convive diariamente com uma estrutura comprovadamente insuficiente.
 
 
Dados do ISP (INstituto de Segurança Pública) dão conta que Barra Mansa encerrou 2024 com 61 homicídios, o maior número entre as cidades que compõem o 5º Departamento de Polícia de Área (DPA). 
 
 
O empresário Leo Santos, pós-graduando em gestão pública, avalia que o momento é de união para que a proposta de implantação da 2ª Companhia Independente da PM seja concretizada. “A segurança pública é uma responsabilidade do Estado, mas sabemos que, diante do cenário crítico que vivemos, é preciso somar forças e esforços”, afirmou.
 
 
Segundo Leo, a chegada da nova companhia poderá ser um marco histórico na segurança pública de Barra Mansa. “Precisamos retomar o direito de ir e vir com segurança. O comércio, as famílias, os trabalhadores – todos são afetados pela criminalidade. Não podemos mais esperar que novas tragédias e crimes ocorram para que medidas efetivas sejam tomadas”.
 
 
A 2ª CIA Indepeendente da PM tem previsão de funcionar no prédio onde funcionava o antigo Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD). A escolha do local teve como base a ampliação da presença da polícia em áreas mais vulneráveis.
FONTE/CRÉDITOS: Ascom Léo Santos
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )