Feito para quem gosta de formar opinião!

Terça-feira, 09 de Dezembro de 2025
leo
leo

Política

Barão do Piraí: A liderança que virou símbolo de mobilização, cultura e luta por igualdade

Atuação de Barão vai muito além das estruturas institucionais

Folha do Café
Por Folha do Café
Barão do Piraí: A liderança que virou símbolo de mobilização, cultura e luta por igualdade
Barão do Piraí, na luta pela igualdade - Foto: Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Piraí - Nos bastidores da política Piraiense e nas rodas sociais de conversas quando surge o assunto do fortalecimento da cultura negra e construção de políticas públicas com o tema em Piraí, um nome surge de imediato, quase uma unanimidade: Barão do Piraí. Ativista, produtor cultural e atual gestor municipal de Promoção da Igualdade Racial, Barão é visto por muitos como uma das principais lideranças sociais do município, alguém que transformou sua história em instrumento de ação coletiva e inspiração para os jovens do município. 

Nascido nas terras da histórica Fazenda Palmeiras, Barão costuma dizer que ser negro no Brasil é viver diariamente um ato de resistência. Talvez por isso, sua trajetória nunca tenha sido apenas sobre organizar eventos e mobilizar pessoas. Mas sobre ocupar espaços, abrir portas e enfrentar desigualdades com firmeza. Cada iniciativa conduzida por ele se tornou uma forma de posicionamento político e social, um movimento para trazer visibilidade e oportunidade à população negra.

Um dos marcos mais importantes dessa caminhada foi a criação do COMPIR – Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. A articulação de Barão foi decisiva para tirar o conselho do papel. Hoje, o COMPIR é um avanço histórico, um espaço para ampliar vozes, fortalecer debates e aproximar a pauta racial das decisões do poder público. 

Publicidade

Mas a atuação de Barão vai muito além das estruturas institucionais. Desde 2010, o ativista tem sido uma força cultural na cidade. Como produtor cultural, movimentou a cena periférica, abriu oportunidades e ajudou a revelar novos talentos. Em parceria com o Instituto Liga Urbana, esteve à frente de iniciativas que marcaram a vida da juventude local, como a 1ª Batalha de Passinho, o Rolêzinho Cultural, o Afro Fest Piraí, o AfroGames e diversos outros eventos da própria Liga Urbana. 

Sua atuação comunitária também deixou marcas profundas. Como Presidente da Associação de Moradores do bairro Vila das Palmeiras esteve envolvido em ações como reformas de casas, criação de telecentros e articulação de melhorias coletivas. Pequenas e grandes iniciativas que somadas revelam alguém comprometido com as pessoas e com o funcionamento real da comunidade.

Em um comentário exclusivo para Folha do Café, Barão afirmou que "Piraí tem condições de se tornar referência regional no enfrentamento às desigualdades raciais no Médio Vale do Paraíba Fluminense e destacou que o governo atual vem assumindo esse compromisso com o futuro, por meio da pasta de Promoção da Igualdade Racial vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa".

 

Direto da Redação 

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )