22/06/2024 +5524992552748

Cidades

Livro Marketing

IV Jornada de Museologia Social no Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos reflete sobre memória e cidadania

Por Direto da Redação 22/05/2024 às 11:56:58

Rio Claro - Participativos, de origem comunitária, criados "de dentro para fora". Assim são o Museu de Favela (MUF), nos territórios do Pavão, Pavãozinho e Cantagalo, em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro, e o Museu de Memórias da Praça Seca (MuMePS), museu virtual do território da Praça Seca, bairro da Zona Oeste carioca. As duas iniciativas estão no coração da IV Jornada de Museologia Social, evento gratuito a ser realizado no Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, no dia 25 de maio, a partir das 9h30.


No espaço educativo e cultural da Light em Rio Claro, representantes dessas forças da museologia social vão compartilhar suas trajetórias, conquistas e desafios na missão de contar as histórias de suas comunidades nas suas próprias palavras e representações. O evento no Parque chega em sua 4ª edição organizada em parceria com a Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. Com o tema 'Memória e cidadania: presente, a memória do futuro', o encontro vai refletir sobre a memória e sua relação com o exercício da cidadania.

A terceira instituição convidada, o Museu Histórico Nacional (MHN), localizado no Centro do Rio, também participa, mas de maneira remota. Em vídeo, um profissional vai comentar a exposição '10 objetos: outras histórias', que reúne itens do acervo que fazem a ponte entre a criação do museu, em 1922, e os dias atuais, e de que forma a mostra contribui para o exercício da cidadania e o impacto nas memórias coletivas. Além disso, o MNH vai disponibilizar 50 exemplares do catálogo duplo das exposições 'Rio-1922' e '10 objetos: outras histórias', entre outras publicações, para sorteio entre os visitantes.

Haverá ainda visita guiada pelas ruínas e troca-troca da moeda social do Parque Marco Real. O visitante que levar 15 (quantidade mínima) ou 30 garrafas PET de qualquer tamanho receberá em troca 5 Marcos Reais ou 10 Marcos Reais, respectivamente, para gastar no Quiosque São João Marcos.

SERVIÇO
IV Jornada de Museologia Social
25 de maio, das 9h30 às 15h
Gratuito

Fonte: Instituto Cidade Viva

Comunicar erro
Comentários