Sul Fluminense - Entre hoje (7) e amanhã (8), quatro novos comandantes dos Batalhões da Polícia Militar na região Sul Fluminense assumirão seus postos. Em Volta Redonda, o comandante do 5° CPA (Comando de Policiamento de Área), coronel Ronaldo Martins, irá empossar o novo comandante do Batalhão do Aço, tenente-coronel Moisés Pinheiro Sardenberg. O policial estava no 2º BPM, sediado em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e tem experiência prévia no comando do Batalhão do Complexo da Maré, na capital. O evento acontece às 10h, na sede do batalhão, no bairro Voldac.
A tenente-coronel Amanda Neves Ferreira vai assumir o comando do 33° Batalhão da Costa Verde, responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo em Angra dos Reis e Mangaratiba por volta das 16h.
As trocas de comando fazem parte da estratégia interna da Polícia Militar para renovar ações de combate à criminalidade e manutenção da ordem nas 92 cidades do Estado do Rio.
Na quarta-feira (8), o comandante do 5° CPA estará em Paraty, às 10h, onde passa o comando da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar, com sede na Ilha das Cobras, em Paraty, para o tenente-coronel Luís Carlos Alves. Às 16h, o tenente-coronel Fábio Corrêa Ribeiro será empossado como novo comandante do 10º BPM, em Barra do Piraí, assume.
O 5° CPA funciona como Comando Intermediário entre o Comando Geral da PM e os Batalhões de policiamento ordinário e é responsável pela organização e mobilização do policiamento em todas as cidades da região Sul e Centro-Sul Fluminense.
As 20 cidades que abrangem o 5° CPA possuem 1.348.000 de moradores e aproximadamente um policial para cada 670 habitantes. A média nacional é de um policial militar para cada 521 brasileiros.
A área vai desde Paraty até a cidade de Rio das Flores e desde Itatiaia até Piraí, estando a este comando subordinados: o 10º BPM (com sede em Barra do Piraí), o 28º BPM (com sede em Volta Redonda), o 33º BPM (com sede em Angra dos Reis) e o 37º BPM (com sede em Resende), além da Companhia Independente da PM de Paraty.