21/05/2024 +55 (24) 992552748

Cidades

orthopride

Unimed inicia projeto de cirurgia robótica em Volta Redonda

Por Direto da Redação 03/05/2024 às 16:29:38

Volta Redonda - A diretoria do Hospital Unimed de Volta Redonda anunciou hoje (03) a implementação de um novo equipamento em seu centro cirúrgico: o sistema robótico Versius. A ferramenta permite a realização de cirurgias minimamen?te invasivas, como as urológicas; ginecológicas; do aparelho digestivo; de tórax; e oncológicas.

O presidente Vitório Moscon Puntel esclareceu que o robô sempre será controlada por um cirurgião treinado, nunca atuando sozinho durante a cirurgia. Também haverá outro médico na sala para auxiliar no procedimento. Algumas das vantagens de seu uso são a precisão do movimento, que não possui os tremores de mãos humanas, e possuem a mesma amplitude de movimento de um punho. Além disso, a câmera instalada no robô possui visão tridimensional, oferecendo imagens mais nítidas do paciente.

Vitório pontuou que a cirurgia robótica permite o fechamento rápido da cavidade, protegendo o organismo do paciente e reduzindo as chances de infecção pós operatória.

Atualmente, a equipe médica do hospital está passando por um cronograma intensivo de treinamento para o manuseamento da máquina. A capacitação está sendo administrada pela CMR Surgical, empresa fabricante da plataforma. As primeiras cirurgias robóticas do Unimed estão previstas para acontecer a partir da última semana de maio e serão orientadas por médicos experientes nesse tipo de procedimento.

Implementação

A viabilidade de implementação do novo aparelho vinha sido estudada pela diretoria do Unimed desde 2018. Vitório explica que, durante a análise, foi feito contato com hospitais de São Paulo e outras grandes cidades que já possuíam o equipamento para entender a forma mais eficaz de trazer a tecnologia para o hospital.

A vida útil da plataforma é longa, dependendo de pequenas manutenções estruturais e tecnológicas para manter seu funcionamento; a diretoria do hospital garante que as incorporações de software estão incluídas no contrato de aquisição do projeto.

Acesso ao atendimento

As técnicas de cirurgia robótica conquistaram espaço em hospitais de várias regiões do país, já sendo comumente encontrada em hospitais de grandes cidades. O Unimed Volta Redonda será o primeiro centro médico da região Sul Fluminense a investir nesta inovação tecnológica.

A diretoria do hospital ressaltou que apenas uma pequena parcela da população tem acesso a esse tipo de procedimento, estando especialmente fora da realidade de cidades interioranas. A iniciativa de implementar a nova tecnologia em Volta Redonda visa democratizar o acesso de toda a região à cirurgia robótica, sem precisar se deslocar para outras cidades e fazer com que o tratamento seja mais demorado, desconfortável e custoso.

Comunicar erro
Comentários