21/05/2024 +55 (24) 992552748

Cidades

orthopride

Piraí confirma 5 casos de febre oropouche

Por Direto da Redação 01/05/2024 às 15:27:36

Piraí - A Prefeitura de Piraí confirmou no último dia 29 de abril que o município registrou 5 casos de Febre Oropouche. Leia a nota na íntegra:

A Secretaria de Saúde de Piraí informa que, no início da noite desta segunda-feira, dia 29, recebeu a confirmação de cinco casos de Febre Oropouche no município. A confirmação foi realizada pelo Laboratório Central Noel Nutels (Lacen) e pelo laboratório de referência da Fiocruz. Os casos foram registrados entre os dias 9 e 18 de abril e foram identificados nas unidades da Cacaria (três casos) e no Hospital Flávio Leal (dois).


A secretária municipal de Saúde, Giane Gioia, ressalta que todos os casos serão investigados minuciosamente pela Vigilância Epidemiológica.

Além dos casos registrados em Piraí, outros municípios do estado do Rio de Janeiro também tiveram confirmações de Febre Oropouche, incluindo Japeri, Valença e Rio de Janeiro. A Secretaria de Estado de Saúde está conduzindo investigações para determinar se os casos são autóctones (transmissão local) ou importados (quando a transmissão ocorre em outro território).

Os sintomas da Febre Oropouche são semelhantes aos da dengue, com duração de dois a sete dias, e incluem febre de início súbito, dor de cabeça intensa, dor nas costas e na lombar, dor articular, tosse, tontura, dor atrás dos olhos, erupções cutâneas, calafrios, fotofobia, náuseas e vômitos. Não há tratamento específico, sendo recomendado repouso, tratamento sintomático e acompanhamento médico.

Fonte: PMP

Comunicar erro
Comentários