21/05/2024 +55 (24) 992552748

Ciência e Tecnologia

orthopride

Como as tecnologias podem beneficiar as cidades de forma sustentável

Por: Osni Silva

Por Folha do Café 01/11/2021 às 16:27:44
Osni Silva

Osni Silva

O Crescimento e desenvolvimento das cidades se dão através de sua organização, aspectos sociais, urbanos e sustentáveis que podem fazer uma revolução na vida urbana. A muito vem se discutindo o tema cidades inteligentes, sustentáveis, inovação em cidades, porém pouco aplicada nos municípios, talvez por falta de conhecimento, ousadia, falta de incentivo e financiamento do governo federal, não querendo generalizar podemos destacar uma seleta minoria de prefeitos preparados e que enxergam a tecnologia como uma forma de evolução, desenvolvimento e que realmente pode mudar a vida das pessoas.

Para um futuro sustentável é importante que todos tenham oportunidades, assim como acesso universal aos serviços básicos que até poucos anos atrás eram, energia, água, moradia, transporte, saúde, educação e mobilidade, porém para agora temos que incluir acesso à internet gratuito, serviços digitais disponibilizados por órgãos públicos, orçamento participativo entre outras dezenas de iniciativas que podem ser aplicadas para o bem do cidadão.

A aproximação entre as cidades e seus moradores pode ser apoiado por meio das tecnologias que surgem como facilitadora da participação e da inclusão e serve como dispositivo de mediação. Algumas iniciativas inspirou diversos projetos interessantes como é o caso da Human Smart Cities Network que foi lançada na Europa que promove modelos de governança em que os tomadores de decisão conversam com os cidadãos, possibilitando assim o cidadão a transmissão de suas reais necessidades e expectativas. Destaca-se também o projeto da cidade de Campinas com ações de promoção da sustentabilidade como um planejamento ambiental municipal completo que possui quatro planos municipais, com metas para 10 anos.

Portanto, é necessário pensar iniciativas e pensar alternativas para os municípios que apresentam modelo de governo atrasado, centralizado e sem participação social, e a tecnologia pode ser um grande aliado para essa mudança nas dinâmicas sociais que exigem uma nova forma de compreender a governança e como governar.

Comentários