15/09/2024 +5524992552748

Toque de bola - Augusto Carpazano

Livro Marketing

Sem sustos o Flamengo vence o primeiro jogo da final do Cariocão 2024

Por Augusto Carpazano 30/03/2024 às 20:17:53

Num final de semana de decisões pelos estaduais por todo o país, Nova Iguaçu e Flamengo fizeram o primeiro jogo da final sem sustos ou desgastes para o rubro-negro. Após o anúncio da contratação do centroavante Carlinhos, dita pelo próprio vice de futebol Marcos Braz, a "Laranja da Baixada" não foi nem sombra do que produziu dentro do campeonato. Além do 9, o goleiro Fabrício também desperta interesses do Internacional e outros jogadores já parecem com suas mentes longe... Isso, e mais uma partida taticamente perfeita do Flamengo, onde Tite mostra toda sua leitura limpa do jogo, facilitaram a partida para o time do artilheiro do campeonato, Pedro. Desde o início do jogo, o rubro-negro pressionava os volantes do adversário, Igor e Albert, dificultado a saída de bola laranja. Além disso, o time fez um movimento que não está muito habituado fazer. Em vários lances, sem bola, Luiz Araújo se alinhava a De La Cruz, deixando Arrascaeta próximo de Pedro e trazendo o ponta Éverton Cebolinha para o meio. Com isso, os volantes do Nova Iguaçu tinham três jogadores pela frente p tentar fazer a saída de bola e se voltassem a jogada para os zagueiros, Pedro e Cebolinha marcavam Gabriel e Sérgio Rafael.

Além disso, a péssima partida do time da baixada fez com que essa saída de bola cuja poderia ser uma troca de passes rápidos usando os laterais, Yan e Esquerdinha, como válvula de escape nunca aconteceu. Assim o rubro-negro foi ficando cada vez mais à vontade em campo e mesmo tendo Luiz Araújo e De La Cruz mais dedicados a parte tática do que jogando com bola, o gol era questão de tempo. E nunca entrada pelo meio de Ayrton Lucas, o lateral foi derrubado na área. Pedro ajeitou e marcou seu décimo gol no campeonato. 0 x 1.

O Flamengo, a exemplo do Internacional na Copa do Brasil, usou e abusou do espaço que há entre o meia, Yago e os volantes. Controlou o jogo e só não fez o segundo gol, ainda no primeiro tempo pois Pedro estava impedido após uma cabeçada gerada por indecisão do goleiro. Na segunda etapa, o técnico Cal, uma revelação nesse campeonato, não conseguiu melhor sua equipe. Na verdade, taticamente ele fez o de sempre, porém animicamente seu time não funcionou. Xandinho, Carlinhos e Bill foram peças nulas em campo. Yago foi muito bem marcado por Pulgar e De La Cruz, com Luiz Araújo auxiliando.

E por falar no camisa 7, ele recebeu uma bola e fez uma virada de jogo espetacular para Cebolinha que foi para linha de fundo, sozinho pois mais uma vez o goleiro Fabrício ficou indeciso, e serviu a Pedro que tocou para o gol anotando seu décimo primeiro no campeonato. 0 x 2. O placar era mais justo, pois tática e tecnicamente o time da Gávea foi extremamente superior em campo. Cal trocou três jogadores, visando oxigenar seu time e melhor o ânimo em campo, porém piorou tecnicamente o que já não foi um primor. E sem fazer muito esforço, Arrascaeta recebeu na grande área, com marcação distante, girou e entregou a Pedro que meteu um chapéu no marcador mas antes de marcar o golaço, Ronald, do Nova Iguaçu, tratou de jogar contra as próprias redes... 0 x 3. Com o resultado, Tite começou a descansar seus principais jogadores fazendo várias substituições e polpando a saúde do time.

O 0 x 3 praticamente encerra o campeonato entregando a taça para o Flamengo, pois um time que tomou apenas um gol, e ainda com o terceiro time, nos faz acreditar que ser improvável uma virada do Nova Iguaçu.

Comunicar erro
Comentários