Após a vitória do Palmeiras, sobre o Grêmio na noite de sexta-feira no Palestra Itália, o Botafogo veio a campo, no gramado do Nilton Santos, para manter sua liderança, haja vista o jogo contra o Verdão, quatro dias antes da final da Libertadores, será em gramados paulistas. E nesse caso, estamos falando do famoso jogo de seis pontos, já que ambas equipes estão nas duas primeiras posições da tabela do Brasileirão 2024. E a pressão aumenta, ainda mais, quando o time tem um adversário que luta contra o rebaixamento, o Cuiabá, jogando com seus onze jogadores atrás da intermediária defensiva. O Dourado veio ao Rio com a intenção de jogar para não perder. O 5-4-1 do time verde-amarelo, trouxe extrema dificuldade aos donos da casa.
O paraguaio Izidro Pitta, tentava segurar as jogadas para que seu time pudesse sair da pressão do alvinegro, muitas vezes sem sucesso. No entanto, os visitantes conseguiram, durante boa parte do primeiro tempo, segurar o jogo de transição do técnico Artur Jorge.
Tentando alargar o campo e tirar a defesa do Cuiabá da área, o treinador do time da casa adiantou seus dois laterais, Vitinho e Aléx Telles, para linha ofensiva, fixando Grégore entre os zagueiros.
Igor Jesus e Savarino ficaram ilhados entre cinco jogadores de verde-amarelo, dando assim poucas opções ao armador argentino Thiago Almada. Outro que sofreu com a falta de opções ofensivas foi Marlon Freitas que, hoje joga praticamente como um armador central quando tem a posse de bola, pouco apareceu no jogo. A melhor jogada do Botafogo foi uma bola longa que achou o lateral Vitinho. O camisa 22 chegou cruzando para o chute de primeira de Almada. Walter fez uma linda defesa.
Marlon Freitas ainda achou uma bola na trave, mas o 0 x 0 trouxe ainda mais incomodo à torcida nas arquibancadas ao final do primeiro tempo. Na segunda etapa, o Botafogo voltou tentando explorar mais o lado esquerdo da defesa do Cuiabá onde Bruno Alves e Ramón davam mais espaços às jogadas de ponta. Vendo que seu time não conseguia concluir em gols todo o volume ofensivo apresentado, o treinador alvinegro tirou seus dois laterais, mais o armador Almada e colocou Cuiabano, Jr Santos e Eduardo. Assim ele puxou Grégore para o lado direito, como um terceiro zagueiro sendo que ele já fazia isso durante a partida, usou Luiz Henrique como um ala pela direita tendo Eduardo e Marlon Freitas como meias centrais, e Jr Santos, Savarino e Igor Jesus no ataque.
Ainda mais para o final do jogo, Savarino deu lugar a Tiquinho Soares deixando o time com dois centroavantes. As tentativas de Artur Jorge eram todas as possíveis, porém o resultado não vinha. O nervosismo e pressa foram outro adversário ao time alvinegro durante boa parte do jogo. No final o 0 x 0 ainda mantém o Botafogo a liderança do campeonato, mas agora com apenas quatro pontos de vantagem para o Palmeiras.
Na próxima rodada o alvinegro faz uma prévia da final da Libertadores enfrentando o Atlético MG, em Minas, na quarta-feira dia 20 de novembro às 21:30hs. Já o Dourado recebe, no mesmo dia só que as 19:00hs, o Flamengo na Arena Pantanal buscando sair da antepenúltima posição no Brasileirão.