07/10/2024 +5524992552748

Cidades

Livro Marketing

Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos faz homenagem ao patrono da antiga cidade do Vale do Café

O evento cultural gratuito 'Festa do Padroeiro' será em 28 de setembro e conta com exposição, performance teatral, folia de reis e pré-estreia de documentário

Por Direto da Redação 24/09/2024 às 11:04:39

Divulgação

Rio Claro - No próximo dia  28 de setembro (sábado), o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, espaço educativo e cultural da Light em Rio Claro, vai promover a 'Festa do Padroeiro' a fim de reunir moradores da região e visitantes em um evento gratuito e familiar que reforça as tradições locais.


Conta a história que o primeiro povoador de São João Marcos foi João Machado Pereira que se estabeleceu em 1733 e construiu uma capela dedicada ao santo em 1739. "Em pouco tempo, o nome da pequena povoação se espalharia por todo o território, fadado por suas condições naturais ao cultivo da planta que durante dois séculos seria o símbolo da riqueza nacional", escreveu o historiador Alexei Bueno no livro 'São João Marcos: patrimônio e progresso' (Org. MV Serra. Ed. Cidade Viva, 2011).

O evento começa às 10h com a performance artística 'Receitas da Dona Cidinha', interpretada pela atriz e arte-educadora Thays Santos. Ainda pela manhã, haverá a mostra pedagógica do Parque Escola, uma apresentação dos trabalhos realizados durante o primeiro semestre de 2024, no âmbito da ação Parque Escola, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro-RJ e as escolas da rede pública, além da abertura da exposição 'Cenas da Memória 2', produzida pela artista-residente do Parque, Mariane Alves, com a técnica do estêncil.

Na Cinegaleria, destaque para um momento muito especial: o lançamento dos primeiros episódios da série documental 'O Parque', que fala um pouco dos bastidores do processo de criação e de construção do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos. Na sequência, haverá um bate-papo com os realizadores da produção audiovisual, uma parceria MM Studio e Brasilis Produções e Consultoria.

Depois do almoço no Quiosque São João Marcos, será a hora da visita pelas ruínas acompanhada do Cortejo para o Padroeiro com a Folia de Reis João Alves e Filho, de Lídice (distrito de Rio Claro), valorizando essa bonita e tradicional manifestação da cultura brasileira.

Durante todo o evento, haverá venda de produtos artesanais e culinários produzidos pelo grupo de artesãs da Associação de Mulheres Mariana Crioula, de Volta Redonda, e troca-troca da moeda social do Parque, o Marco Real. O visitante que levar 15 (quantidade mínima) ou 30 garrafas PET de qualquer tamanho receberá em troca 5 Marcos Reais ou 10 Marcos Reais, respectivamente, para gastar no Quiosque São João Marcos.

Sobre o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos
Inaugurado em 2011, o Parque é um espaço educativo e cultural da Light em Rio Claro (RJ) mantido com o patrocínio da empresa, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e conta com recursos do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O Instituto Cultural Cidade Viva é o parceiro na gestão-executiva do projeto.

Fonte: Instituto Cidade Viva

Comunicar erro
Comentários