Com pretensões bem diferentes, Grêmio e Flamengo entraram em campo na Arena do Humaitá, que estava com gramado totalmente novo, para mais uma rodada do Brasileirão 2024.
O Grêmio vinha sem Renato Portaluppi, suspenso pelo STJD, e sem o assistente Alexandre Mendes, investigado por suposto caso de violência doméstica. A alternativa do Imortal foi o segundo assistente, Marcelo Salles que foi responsável por comandar o time à beira do gramado.
Do lado dos visitantes, o pressionado técnico Tite trouxe um time todo reserva visando o confronto do meio de semana pelo segundo jogo contra o Peñarol na Libertadores.
Além de um time totalmente reserva, Tite fez algumas modificações táticas pelas características dos onze escolhidos para o jogo.
O time veio com dois laterais que passam muito pela beirada do campo, Wesley e Ayrton Lucas, com isso o uso de pontas agudos não se fazia tão necessário.
Tite montou uma linha com quatro jogadores. Evertton Araújo e Allan, pelo meio, Mateus Gonçalves e Carlos Alcaráz mais pelos lados. Lorran e Carlinhos formavam uma dupla de ataque, com o camisa 19 vindo na linha dos meias para participar da construção da troca de passes.
O Grêmio, que luta numa zona perigosa, já que tem ficado sempre muito perto do rebaixamento, trouxe o time que vem disputando o campeonato, já que a equipe foi eliminada na Libertadores e na Copa do Brasil. Cristaldo atuava como meia pela direita movimentando bastante e trocando de posição com Monsalve e até Soteldo.
E bem no início do jogo, numa dessas movimentações, Cristaldo recebeu na posição de meia atacante e chutou no canto de Mateus Cunha. 1 x 0
Apesar do susto inicial, o Flamengo conseguiu colocar a bola no chão e trazer seu melhor jogo a campo.
O domínio territorial dos visitantes era visível. Tite encostou Mateus e Alcaráz, mais perto de Lorran e Carlinhos abrindo espaços para Wesley e Ayrton Lucas ficarem mais perto da linha ofensiva. Assim os rubro-negros tinham superioridade numérica no meio-campo e foi muito superior durante todo o primeiro tempo. E esse domínio trouxe o empate quando Reinaldo deu mole, afastando a marcação de Mateus Gonçalves e dando espaços ao canhoto bater de chapa no canto de Marchesín. 1 x 1
Se não fosse o goleiro gremista, inclusive, a virada dos visitantes teria vindo, pois o camisa 1 fez boas intervenções nos chutes de fora da área de Lorran e Wesley.
O Grêmio ainda teve uma bola na trave, num chute de João Pedro, porém se houvesse um vencedor, por mérito, no primeiro tempo deveria ser o time visitante.
No segundo tempo seguiu a marcação frouxa imposta pelo Tricolor e as chances perdidas pelos rubro-negros.
E mesmo assim a primeira chance de gol foi do time da casa, quando Soteldo cruzou na medida e Monsalve chutou cruzado para fora.
Na sequência, Reinaldo, que havia falhado no primeiro gol do jogo, recebeu de Cristaldo chutou forte, a bola desviou e sobrou limpa para Braitwaite empurrar para o fundo das redes 2 x 1.
O Flamengo se enervou no jogo e Carlinhos acabou expulso após dar um tapa no rosto de Kannemann.
Marcelo Salles lançou Diego Costa e Edenilson nas vagas de Braitwaite e Cristaldo.
E a dupla entrou se dando bem, pois após jogada de habilidade de Monsalve, Edenilson cruzou na cabeça de Diego Costa para fazer o terceiro do Tricolor! 3 x 1.
Com um a menos em campo e ainda perdendo de três, Tite lançou os garotos, Walace Yan e Felipe Tereza. Tendo mais vitalidade no jogo começaram a dominar a partida, já que mesmo com um jogador a menos o Flamengo dominava as ações mais perigosas da partida.
E depois de jogadaça de Evertton Araújo, Felipe Tereza cabeceou e deu números finais ao jogo! 3 x 2.
Com resultado o Grêmio se afasta mais da zona de rebaixamento, e com 31 pontos chega ao 12º lugar na tabela. Na próxima quarta-feira, o Imortal recebe o Criciúma na Arena do Humaitá.
O Flamengo estaciona nos 45 pontos, segue na quarta colocação e receberá o Athlético PR no Maracanã, as 20hs do próximo domingo.
Antes, o Flamengo ainda irá a Montevidéu enfrentar ao Peñarol, numa batalha de "vida ou morte" na Libertadores!