Na noite desta quarta-feira, Palmeiras e Botafogo fizeram a segunda partida das oitavas de final da Copa Libertadores 2024. No primeiro jogo, no "tapetinho" do Nílton Santos, os alvinegros saíram em vantagem por 2 x 1. Apesar de um jogo muito superior ao Palmeiras, o Fogão fez um placar que dava vantagem, porém não muito folgada, o que não deu a opção aos visitantes de ficarem na defensiva durante a partida.
No gramado do Palestra Itália, o técnico Abel Ferreira sabia que não podia inventar, e sem as presenças de jogadores importantes, como o lateral uruguaio Piquerez, ele colocou em campo um 4-2-3-1 mais conservador, porém com vocação ofensiva. Aparentemente, a escalação de Estêvão visava brecar as subidas, ao ataque, de Cuiabano. Além disso, Marcos Rocha atuou mais como lateral do que como um zagueiro pela direita.
Caio Paulista entrou, pela lateral esquerda, dando mais ofensividade ao setor. Se de um lado Estêvão dava profundidade ao ataque, do outro Felipe Anderson dava mais criatividade ao setor.
No início do jogo o Botafogo partiu para cima dos donos da casa, como seu 4-1-3-2 tendo Marlon Freitas jogando descolado da marcação.
Richard Ríos estava mais preocupado com o lateral Cuiabano do que em criar pelo seu setor. E o lateral, ex-Grêmio, foi um dos destaques do primeiro tempo, sempre com boas jogadas e avanços perigosos, além de não dar espaços para os jogadores do time da casa.
A primeira chance de gol foi de Savarino, que recebeu a bola na entrada da área e bateu de curva. O goleiro Weverton se esticou todo mas a bola foi na trave.
Aos poucos o Palmeiras foi saindo para o jogo e Flaco Lopez assumia o destaque pelo lado alviverde.
Dos pés, aliás da cabeça dele, saiu a principal chance do Palmeiras quando o argentino recebeu cruzamento e sem goleiro tocou para fora.
O 0 x 0, no primeiro tempo mostrou o quanto os jogadores dessa geração não assumem o protagonismo em campo .
No segundo tempo ambos os treinadores voltaram com novidades. No Palmeiras, Abel Ferreira voltou com Lázaro na busca por mais profundidade pelo lado esquerdo. Já o Botafogo lançou Matheus Martins, o mesmo destaque do clássico do final de semana contra o Flamengo.
E o camisa 37 do time carioca, mais uma vez foi decisivo no jogo. Tentando o gol ainda no início da segunda etapa, o Alviverde se lançou ao ataque parando na boa marcação do Fogão e também em suas próprias limitações.
Por outro lado, os visitantes aproveitaram sua primeira chance na segunda etapa, quando Matheus Martins brigou contra a marcação de dois jogadores palmeirenses e tocou a bola para Savarino. O venezuelano recebeu passe e encontrou Igor Jesus para abrir o placar e aumentar a vantagem. 0 x 1
Tentando segurar mais a bola no campo de ataque, Artur Jorge tirou o artilheiro do jogo e colocou Tiquinho Soares.
Abel tirou Marcos Rocha para entrada de Rony, e sem seu lateral titular, nem jogador quem qualidade de marcação para aquele lado, acabou vendo Matheus Martins caindo em seu setor e encontrando Savarino, dentro da área, que bateu na saída de Weverton. 0 x 2.
Com a entrada de Matheus na vaga de Luiz Henrique, a movimentação entre ele e o atacante venezuelano confundiu e enlouqueceu o lateral Caio Paulista.
Abel ainda tentou Gabriel Menino e Aníbal Moreno, para consertar sua marcação.
E perto da reta final de jogo, após falta cobrada pela esquerda, Flaco Lopez subiu sozinho para descontar o placar. 1 x 2.
O time da casa estava jogando mais no abafa do que com estratégia de jogo. E em mais uma falta, os donos da casa chegaram ao empate. Rony, de voleio, bateu para o fundo das redes. 2 x 2. Precisando de mais um gol para levar para os pênaltis, o Palmeiras tentou de tudo até colocar Gustavo Gómez como centroavante. E deu certo!
Aos 48 minutos do segundo tempo, o zagueiro paraguaio fez o gol que levava o jogo para as penalidades. Porém o lance foi impugnado pela revisão do VAR onde viu-se mão do capitão palmeirense.
Nos últimos minutos de jogo o clima era fantástico! Não dava para se imaginar o que poderia acontecer . Numa falta batida por Gabriel Menino, a bola bateu na trave e saiu. O lance foi o último do melhor jogo da Libertadores neste ano de 2024. Com o resultado, o Botafogo passa de fase e segue no sonho de ser o último dos grandes brasileiros a alcançar a Glória Eterna!