Barra Mansa - Em uma noite marcada pelo diĂĄlogo e pelo compromisso com o futuro de Barra Mansa, o candidato a prefeito Marcelo Cabeleireiro (União Brasil) e seu vice, LĂ©o da Joalheria, participaram de reunião na ACIAP-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços), nesta segunda-feira, 19 de agosto. Durante o encontro, liderado pelo presidente Matheus GattĂĄs e acompanhado por membros da Diretoria Executiva e do Conselho Superior, os candidatos apresentaram as principais diretrizes de seu plano de governo para as eleições de 2024.
Marcelo iniciou a fala relembrando sua trajetória polĂtica e a sólida parceria estabelecida com a ACIAP durante seu mandato como deputado estadual (2017-2020), perĂodo em que contribuiu para a criação de leis que incentivaram o desenvolvimento econômico do Estado do Rio de Janeiro. "Se eleito, meu compromisso serĂĄ manter um diĂĄlogo aberto com as entidades organizadas e com a população. Governar Ă© um ato coletivo, e nossa meta Ă© trabalhar junto com todos que desejam ver Barra Mansa crescer, garantindo saĂșde, educação, emprego, infraestrutura e segurança pĂșblica de qualidade para todos", afirmou.
O candidato destacou tambĂ©m a importância de buscar recursos junto aos governos federal e estadual, alĂ©m de deputados, para fomentar tanto as empresas locais quanto atrair novos investimentos. "A Lei Rosinha, que ampliei para Barra Mansa e outros sete municĂpios, Ă© um exemplo do nosso compromisso em reduzir desigualdades regionais.A norma permite oferecver incentivos fiscais para atrair indĂșstrias e acabar com a guerra fiscal entre municĂpios. TambĂ©m sou coautor da Lei do Aço, que visa atrair empresas do setor siderĂșrgico, criando novas oportunidades de empregos e mantendo nossos jovens aqui", disse Marcelo.
Ao abordar o desenvolvimento econômico, Marcelo propôs a desapropriação de ĂĄreas ao longo da Via Dutra para abrigar novas indĂșstrias, alĂ©m de transformar, de forma efetiva, a antiga Edimetal e a ZEN (Zona Especial de Negócios) em polos industriais. "Hoje, os principais empregadores de Barra Mansa são o comĂ©rcio e a Prefeitura, com salĂĄrios mĂ©dios em torno de R$1.500. Precisamos atrair empresas de pequeno, mĂ©dio e grande porte, de tecnologia e inovação para elevar esse patamar, estimular a economia local e garantir postos de trabalho para que nossos jovens e pessoas em idade profissional não precisem buscar oportunidades em outras cidades", explicou.
No âmbito rural, Marcelo destacou a importância de promover o agronegócio e o turismo rural, com programas de apoio à agricultura familiar e capacitação de pequenos agricultores. "Barra Mansa tem um enorme potencial para se tornar referĂȘncia em turismo e agronegócio, e isso serĂĄ uma prioridade em nosso governo", afirmou.
Questionado sobre segurança pĂșblica, compartilhou sua experiĂȘncia no bairro onde mora, onde câmeras de segurança foram instaladas com recursos próprios dos moradores, resultando em uma significativa redução da criminalidade. "Nossa proposta Ă© expandir essa iniciativa para toda a cidade, com iniciativa da Prefeitura, garantindo mais segurança para todos", disse.
Marcelo defendeu a adoção de energia limpa e renovĂĄvel nos prĂ©dios pĂșblicos, por meio de painĂ©is solares, alĂ©m de melhorias no tratamento de esgoto, redução de perdas de ĂĄgua potĂĄvel e eliminação de esgoto a cĂ©u aberto na ĂĄrea de sustentabilidade. "Essas ações são fundamentais para garantirmos um futuro mais sustentĂĄvel e saudĂĄvel para Barra Mansa", completou.
LĂ©o da Joalheria, por sua vez, destacou a importância de revitalizar o comĂ©rcio local, com melhorias nas ĂĄreas central e nos bairros como Vila Nova, Vista Alegre, Ano Bom e Colônia Santo Antônio. "Precisamos investir na padronização das calçadas e na acessibilidade, na organização do trânsito e no embelezamento visual da cidade, tornando Barra Mansa mais atraente para moradores e visitantes", defendeu LĂ©o.
Ao final do encontro, o presidente da Aciap-BM entregou aos candidatos um documento com 24 propostas da entidade, focadas principalmente no desenvolvimento econômico de Barra Mansa.
Fonte: Ascom Marcelo Cabeleireiro