18/07/2024 +5524992552748

Cidades

Livro Marketing

Mais de 2,6 mil famílias do Sul Fluminense ainda não agendaram a substituição gratuita da antena parabólica

Siga Antenado realiza instalação da nova parabólica digital para famílias inscritas em programas sociais e que tenham o antigo aparelho funcionando

Por Direto da Redação 25/06/2024 às 18:26:44

Das mais de 12,5 mil famílias do sul fluminense que podem ser beneficiadas pela substituição gratuita das antenas parabólicas tradicionais, 9,9 mil já garantiram o benefício. Mais de 2,6 mil famílias ainda são esperadas pela Siga Antenado em diversos municípios da região. A substituição é necessária porque, em breve, as parabólicas tradicionais deixarão de funcionar. Isso significa que quem não fizer a atualização para o modelo digital ficará sem sinal de TV.

 

A Siga Antenado é uma entidade sem fins lucrativos e é a responsável pela realização do serviço. A troca da antena é gratuita para famílias de baixa renda, que atendam alguns requisitos, como fazer parte de algum programa social do Governo Federal (CadÚnico) e ter na residência uma parabólica tradicional instalada e funcionando.

 

Barra Mansa, Itatiaia, Piraí, Pinheiral, Porto Real, Quatis, Resende e Volta Redonda estão entre os municípios com menor procura por agendamentos: das mais de 7 mil famílias esperadas, apenas 4,4 mil já tiveram o kit instalado.

 

Os agendamentos na região tiveram início em fevereiro de 2023. Em todo o Brasil, a Siga Antenado já realizou mais de 2 milhões de instalações dos kits gratuitos de parabólica digital. A iniciativa é parte do esforço contínuo para apoiar as famílias de menor renda durante a migração do sinal de TV das parabólicas tradicionais para as novas parabólicas digitais, processo fundamental para garantir o acesso à televisão após a ativação da tecnologia 5G. O marco de 2 milhões de kits gratuitos com a nova parabólica digital instalados foi alcançado apenas seis meses após a conquista do primeiro milhão. 

 

Como solicitar

 

A substituição da parabólica é necessária porque a tecnologia 5G utiliza uma faixa de frequência muito próxima à Banda C, por onde passa o sinal das antenas tradicionais. Dessa forma, à medida que o 5G é ativado nas cidades, os usuários da parabólica tradicional podem sofrer com interferência e até a perda completa do sinal de TV. 

 

Quem já assiste à TV pelo sinal digital terrestre (antena espinha de peixe), pela parabólica digital, por streaming (internet) ou é cliente de TV paga, não precisa fazer nada, pois não sofrerá qualquer impacto pela mudança.

 

Para saber quem tem direito ao kit com a nova parabólica digital, a população deve entrar em contato com a entidade por meio do site sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729 2404.  Para agendar a troca, basta ter em mãos o número de CPF ou do NIS (Número de Identidade Social). Após a confirmação de que os critérios foram atendidos, será feito o agendamento para a ida do técnico à residência. Tanto o equipamento quanto a instalação são totalmente gratuitos.

 

Sobre a Siga Antenado

 

Siga Antenado é o nome fantasia da EAF (Entidade Administradora da Faixa), criada por determinação da Anatel. É a entidade responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku). A Siga Antenado é formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que foram as vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G, com as licenças da faixa 3,5 GHz. 

Fonte: Rafaela Vaz de Oliveira

Comunicar erro
Comentários